quarta-feira, 14 de agosto de 2013






OS ORISAS E SUAS PARTICULARIDADES
Babalaô ifa sanmi



ORISÁ EXU

Exu é um orisá em que está ligado ao negro (preto) e ao vermelho pois suas cores são o preto e vermelho , suas ferramentas são um Ogó (um pau torcido pela a natureza) um pênis , e algumas cabaças , e bastantes búzios e moedas , suas roupas pode ser feito de varias cores com predominância do preto e do vermelho .
Sendo este um orisá primogênito do universo o filho deste orisá terá que assentar o seu próprio exu particular , e outro de seu Ori , e este orisá será iniciado no quarto de Orisá e não na casa de exu , este orisá não usa tridente , pois estamos falando de orisá e não de demônio .
Suas contas são o vermelho e o preto , podendo usar o lagbá , contas feitas de chifres de animais , e alguns colares de búzios .
O seu otá é o próprio yangy ( pedra de laterita vermelha   )
Suas oferendas de animais são todos , tanto fêmea e machos
Orisá que usa kele de contas e ferro ,
Suas folhas principais são
Arruda , folha de laranja , e folha de limão .
Orisá senhor do dendê
Orisá senhor do sal


ORISÁ OGUM

Orisá que traz no seu próprio nome
Senhor da guerra
Suas cores predominantes é o azul que é um derivado do preto
Senhor do ferro , seu símbolo é o facão , que está simbolizando a guerra e conquista pela a força da luta
Senhor de todos os caminhos
Suas vestimentas são de tecidos que indica estado de guerra , na África este orisá se veste da folha da palmeira (maruwo)
Suas danças estão sempre simbolizando a guerra e abrindo os caminhos para humanidade ,
Ogum é o senhor do progresso , este titulo é dado porque ele forjou o metal para fazer ferramentas para a agricultura .
Seu assentamento sempre será ligado por odé e ossoiyn e uma arvore simbolizando uma arvore do pé do dendezeiro e algumas ferramentas de agricultura simbolizando o progresso , da humanidade , o seu otá sempre será longo comprido simbolizando um falo , e dois facões .
Sua oferenda sempre será o inhame assado , o eram petéré , carne assada no fogo ( brasa ) ekurus, acaçás
Seu animal preferido é o cachorro , cabritos , galos , patos , sua quizila é o pombo , do qual não deveremos sacrifica´los nunca .
Apesar de que no Brasil é um orisá muito difundido , alguma discrepância está sendo feita em relação deste orisá .
Ex: = que não existe vários ogum e sim ogum tem vários títulos , como :
Ogum , meji =(o que quer dizer que ogum tem dois facões)
Ogum , onire = (está dizendo que ogum é o senhor da cidade de Ire).
Ogum , Osoroque = ( está dizendo que ogum está do alto da montanha gritando )
Ogum , já = (está dizendo que ogum se alimenta de cachorro)
E assim por diante , são meramente títulos , que dizem o que ogum fazia no tempo em que ele viveu neste mundo .
ORISÁ ODÉ

Orisá irmão mais novo de ogum , senhor da caça e caçador , o seu nome já diz o que este orisá = Ò = senhor , Dé = caça , este Orisá faz parte da sociedade dos Olodés = dos caçadores , , Orisá fundador da cidade de Ketu , sendo que até hoje tem um descendente que é hoje o alafim de Ketu , suas cores são o azul celeste , orisá que se veste de peles de animais , e sua arma mais poderosa é o arco e a flecha = ( ofá ) .
No Brasil ele é confundido com Ossosiy que é seu irmão , mas Odé é um Orisá e Ossosiy é outro Orisá .
Orisá que se alimenta de cabeças de animais , sendo o seu prato preferido , todo tipo de animais da fauna e da flora , de tudo o que se encontra na mata que se pode comer .
Orisá que tem um culto muito difundido no Brasil , por ser considerado um Orisá da fartura , e fundador de uma nação .
Suas folhas são :
São gonsalinho , quitoko = fumo bravo , Maruwo pako ( folha de palmeira com espinhos ) vassourinha , e balainho . pata de vaca , .
Alguns títulos de Odé que aqui no Brasil falam de uma grande quantidade deste orisá .
Odé Akeran = o caçador que come carne crua
Odé igbo = o caçador que conquistou a tribo dos igbos
Odé irle = o caçador que anda com uma mulher caçadora que é irile
Odé dana dana = o caçador que ao vencer a guerra saqueia a terra do inimigo
Ode oni seuwé = o caçador que conhece o segredo das matas e folhas .
E assim por diante , mas é só um orisá Odé pois ele tem vários títulos .
As suas oferendas são :
Eram petéré , ewa asosso , cabeças de animais , flores , e frutas .



ORISÁ OSSOSIY

Ossosiy orisá que implantou a agricultura e a manutenção de todas as cidades . que foram construídas na beira de um rio , num tempo remoto toda a humanidade era nômade , e ossosiy observando a natureza deparou que a própria mesmo plantava e se renovava por si mesma , então este orisá teve a idéia de adiantar o processo de renovar o plantio , então procurou seu irmão mais velho que é ogum e pediu para ele confeccionar algumas ferramentas de ferro para ele revirar a terra e plantar , assim nasceu à agricultura , orisá que domesticou o cachorro , o cavalo, o boi , a galinha, patos , e que construiu casas para que durasse muito tempo , .
No Brasil este orisá é muita vezes confundido  com Odé , mas tem uma grande diferença entre um e outro , um é o senhor da caça e outro é o senhor da agricultura , o próprio seu nome está dizendo:
OSO = feiticeiro  SSIY = agricultura .
Suas folhas são :
Aroeira , pata de vaca roxa , língua de vaca , serralha , bredo do brejo  , alfavaca , nega mina , folhas de quiabos , e Maria onze horas .suas oferendas são ;
O milho assado ou cozido , lele feito de quirela , todos os tipos de legumes , e verduras , e frutas e flores ,



ORISÁ OSOIYN

Orisá cultuado no Brasil por diversos nomes , o mais conhecido é ossoiyn , mas podemos falar que ele é também conhecido como, Ágüe , katende , moilá , aroni , .
Osoiyn é o guardião de todas folhas que estão na terra , ele sabe todos os segredos do poder de todas elas , e que para qual finalidade as folhas servem , orisá curandeiro , ele faz parte da sociedade dos Oso = feiticeiro , seu nome já diz o que ele é (Oso = feiticeiro iyn = medicina = aquele que sabe da cura para um mal).
No Brasil foi equiparado com o saci perere , mesmo porque o Orisá Osoiyn não tem uma perna , diz o  seu Oriki que ele é um orisá que não tendo uma perna ele anda mais rápido que aquele que tem duas pernas ,
Suas cores são o verde musgo com branco , orisá que usa búzios em abundancia e lagdiba que está simbolizando a sua ligação com o orisá exu , seu assentamento é uma haste de ferro imitando uma arvore e um passaro simbolizando que ele conhece o segredo das ya-mi , e uma cabaça simbolizando o seu poder de fecundidade , e cachimbos .
Suas oferendas são o ynhame , milho branco, milho assado , fumo , alho , mandioca frita no dendê , ervilha , e carne secas , e otim .
Suas folhas são todas : salvo a folha de peregun (pau d¨agua) pois esta folha é conhecida como o pai de todas as folhas e também este orisá a usa como suas roupas , a folha de babosa , .
Em suas oferendas este orisá prefere o frango da água , cabritos, galos , frangos, pombos , e algumas caças , .
O filho deste orisá tem o poder de cura e sabedoria de ifá pois é um orisá que se apresenta num rodamoinho , junto com exu pois os dois juntos não andam separados .





ORISÁ OBAOLWAIYE


O seu nome já diz quem ele é :
Oba = rei
Olw o = sábio
Aiye = terra
Orisá que se fundiu com outro orisá no Brasil com o orisá Omolu , mas são de cultos totalmente separados e distintos , são conhecidos como irmão e confundidos como iguais , mas é a maneira errada de cultuar um pelo o outro , pois Obaoluwaiye é um orisá e Omolu é outro orisá um o seu símbolo é o sol e outro o seu símbolo é as lanças de praga ,.
Obaoluwaiye é um orisá que é guerreiro e que tem o poder de coroar todos os reis da terra , por ser o  rei de todos os reis , orisá da família real da terra de Dan = Antigo Daome , orisá da sociedade dos Agbomi o sacerdote supremo do poder da terra e guardião de todos os espíritos da terra , juiz de toda a humanidade .
Este orisá tem uma ´particularidade da cura e benevolência de um grande pai , sempre que pronunciado o seu nome todos deveriam pedir benção a terra  .
Suas oferendas são todos os tipos de comidas que se oferece a todos os orisá e a pipoca frita com dendê , orisá que se veste como um grande rei , mas aqui no Brasil ele se veste com palha da costa que é uma particularidade do Orisá Omolu e não de obaoluwaiye orisá que se alimenta de tudo o que a terra dá aos seus habitantes ,
Em suas oferendas de oro poderá ser oferecido , cabritos , porco, coelho , galos, codornizes , preás , ratos , pombos , .
Suas cores são sempre o marrom pintados de preto e vermelho ou o preto , branco e o vermelho .   



Omolu  orisá que se confunde com o seu irmão Obaoluwaiye , suas cores são o preto e o branco orisá que se veste de palha , pois acredita que ele tem o brilho do sol , ninguém olha o sol diretamente pois se assim o proceder certamente ficará cego , o seu nome já diz que ele é o filho de Deus (Olodumare) = ómó = filho , lu = a olodumare (Deus) , no Brasil ele é cultuado da mesma maneira que Obaoluwaiye , mas certamente o seu culto é diferente , pois sendo o orisá de grande valia para as causas muito difíceis , orisá que está mais próximo de Deus , na África negra este orisá REQUER 2 ANOS DE RECOLHIMENTO para que o elegun possa ser iniciado neste orisá , pois o yawo deste orisá tem que aprender os segredos mais profundos da terra (a sociedade Agbony) .


ORISÁ OSUMARE

Orisá originário da áfrica negra  da cidade de Dan ou Daome , hoje Benin , .
No Brasil este orisá está ligado ao símbolo da cobra , alguns livros editados no Brasil falam que ele é metade cobra e outra metade é um ser humano , mas é continuar num erro gritante acreditar que este orisá seja uma cobra .
O seu símbolo é realmente duas cobras , mas este símbolo está dizendo que este orisá foi e é da linhagem direta de Orunmila (iFá) ómó meji enire = filho de duas cobras , este titulo se dá a todos os babalawo (pai do segredo) Osumare é o quarto na linhagem direta de Orunmila , sendo assim este orisá é um babalawo , alguns itans nos contam que osumare foi um grande sacerdote de Ifá = um grande adivinho , que conhecia os segredos de ifá . ele previu a criação do reino de Oiyó e sua ascensão e sua caída . desde o seu primeiro rei  , foi o babalawo de Sangó , .
Suas cores são o amarelo e o verde simbolizando a renovação da terra por intermédio das plantas , suas oferendas são : inhame , banana da terra , a batata doce , o milho , o feijão fradinho , cana de açúcar , o animal de sua preferência é o marreco , mas se pode dar , cabrito , porco , galos , preás, coelhos , e pombos , ..

Osumare é o orisá da devolução , do equilíbrio , a renovação de tudo que está perdido , .....



ORISÁ SANGÓ

Sangó é um orisá eborá (conhecido como o grande egungun) filho do orisá yemanjá , ele nasceu numa gestação de tri gêmeo , por isto ele é conhecido por Airá = tri gêmeos  , sendo os seus irmãos , Dada Ajaka Baiani  , Itilé , e sangó suas cores são o vermelho e o branco , seu pai foi Oronian , que não são cultuado como orisá , destes só sangó é um orisá , pois este orisá foi quem instituiu o culto aos Mortos (axexe) , fundador no reino de Oiyó e herdeiro da terra de Tapá , alguns itans nos falam que sangó foi iniciado de orisá ajaka , que no Brasil não se cultua este orisá , é por causa dele que todos os yawos usam quele , suas vestimentas são sempre de um grande rei , suas armas são dois machados de dois lados chamados de oxe , e sendo um rei ele também usará uma coroa , simbolizando o seu reinado , nos seus oriki fala que sangó se veste como uma mulher , também foi ele que passou usar brincos e pulseira , alguns itans nos contam que sangó se veste como uma mulher , suas oferendas sangó , gosta muito de ajapá (tartaruga) , cabritos , ovelhas , cordeiros , carneiros , galos , pombos , dendê , acarajés , ekurus , amalas , egbiri = sopas  . sua bebida é o gin , , sangó é um orisá que só come quente e bem apimentado...


ORISÁ OYÁ


Mais conhecido por inhasã (nome que deriva de Oiya mesan orum)
No Brasil , mas seu nome é Oiya que quer dizer senhora do comércio , senhora do grande vendaval
Suas cores são a marrom terra na nação de Ketu e vermelho na nação de Angola , suas particularidade é ser muito guerreira , alguns itans nos revela ela foi esposa do grande orisá Sangó rainha da cidade de Oiyó e fundadora da cidade de Iranjé , há algumas lendas que Ogum também esposou Oiya , e que com ele teve nove filhos , mas é só lenda , pois documento antigo nos revela que Oiya teve um só marido que foi Sangó ,
Senhora guerreira que ajuda o seu marido governar a cidade senhora do mercado , Oiya tem vários comércios no mercado e sabe lidar com todos eles ao mesmo tempo .
Alguns ditos nos revelam que ele tem alguns títulos como Alakoko = senhora do Opakoko , arvore sagrada que liga o aiye e orum .
Oiya efufuléle = senhora do grande vendaval , ou Oiya mesan Orum = senhora dos nove céus – é este Orisá que tem como função de levar e indicar o caminho para orum a todos os que morrem na terra , senhora mais conhecida como a dona de todos os eguns ( egunguns )
Suas oferendas mais conhecida é o acarajés , ekurus , guisado de quiabos , mas podemos oferecer , feijão fradinho com pimentas e bolas de inhame , acaçás , etc.
Suas vestimentas são sempre em tom fortes pois indica que ela está sempre pronta para a guerra , ela ainda carrega suas armas , e um olukere que indica a sua autoridade ,
Orisá que se pode oferecer cabras, galinhas , konken , patas , coelhos , peixes ....
Sua saudação é epáá heiii , que quer dizer ó grande vendaval ...



ORISÁ OSUM

Talvez é o orisá mais conhecido no Brasil e cultuado , mas temos algumas discrepâncias em relação a este orisá , pois osum é tido como a deusa do amor , mas é uma inverdade , pois seu nome já está dizendo O – senhora = sum = aquela que provem crianças ,
Este orisá é quem provem crianças para as mulheres do mundo , pois osum é mãe de todas as águas do planeta , suas cores são o amarelo ouro , da cor o ouro , pois acreditam que está cor está associada ao vermelho da menstruação de todas as mulheres ,
Osum é um orisá que sempre está disponível , para que aja sorte na vida de todos os seres ,
Na áfrica negra este orisá é cultuado na cheia do rio Ominubu = rio osum , onde num tempo muito antigo o povo da cidade de Osogbo fez um pacto com Osum para que nunca faltasse peixe para alimentação  de seu povo e desde então no mês de agosto quando se dá a cheio do rio é que se faz as suas festividade ,
Temos varias osum

Osum Kareo
Está osum está ligada a domesticação dos animas , como a galinha , o cachorro, o pato, aves em geral , é uma grande caçadora .

Osum Ade Oko
Está osum está ligada a uma cabeça que é rainha ou rei de um reinado , diz alguns itans que é a ancestre de todas as osum seu nome já está dizendo Ade = coroa , oko = alto poder , hierárquico


Osum Yjimú
Está Osum está ligada ao grande culto da terra é a única mulher que participa da sociedade Agbony, pois ela está sempre ligada ao grande Orisá Obaoluwaiye , é a terceira na hierarquia do reino de Osogbo .

Osum Opará
Está osum está ligada a guerra seu nome já diz O = senhora , Pá = matar , Ara = corpo , é está osum que está incumbida de castigar todas mulheres e homens que praticam o aborto de uma criança , a principio ela deverá tirar a sorte do praticante , depois dará uma sucessiva guerra no corpo por doenças , e malefícios do corpo , mas por outro lado está osum é quem faz a guerra ser vencida por seguidores .


OSUM  YALODE

Está osum está ligada a ordem e o governo de uma cidade e das mulheres , yalode é um titulo que dá o direito de julgar alguns conflitos que geralmente acontece com as mulheres .
Grande orisá conselheiro de todas as mulheres .

OSUM YALARÁ

Está osum está ligada ao canto , e as festividade anuais em Osogbo , foi este Orisá que instituiu o canto nas rezas e festas do culto de orisas .

Suas oferendas são omolokun ( espécie de pasta feita com feijão fradinho , guisado de serralha ( folha comestível ) , guisado de bredo branco ( folha do caruru ) Ypeté ( pasta de ynhame )
Em suas ferramentas de uso ela carrega um agbebe ( espaécie de leque que simboliza a sua autoridade entre as mulheres , e olukere , e algumas uma espada , ou arco e flecha ,
Seu som é sempre o isexa , .





ORISÁ OLOGUN EDÉ

ologun edé e um orisa masculino gardião da cidade de edé e neto de ogun e se tornou chefe da sociedade do caçadores sendo filho de odé e osun tomou fama como filho querido de sua mãe .
Ó = senhor , LOGUN = o guardião , ÉDE = da cidade de éde , então podemos notar que é um grande guerreiro e caçador ,
Orisá da cidade de éde , do qual ele mesmo fundou e do qual é o seu governador , alguns itans nos mostra que ele é filho de  osun com Odé  alser  iniciar alguém neste orisá o sacerdote tem por obrigação de assentar osum , e vice versa .
Orisá que tem o poder de transformação , diz o seu oriki que ele se transforma em gibóia para caçar nos pântanos , orisá da pela mais clara e fresca , é um grande orisá que está perdendo a sua cultura por causa de enganos ou falta de informação , pois é confundido como homossexual ou bissexual por alguns autores ,
Ele faz parte da sociedade dos olodes = que é sociedade dos caçadores
Suas cores são sempre o azul celeste com amarelo ouro , indicando a sua familiaridade e descendência , suas vestimentas são sempre de um caçador , mas que tem um certo mimo por ser o filho querido de Osum , suas festividades estão sempre ligados ao culto de osum e de Odé .
Suas oferendas são feijão fradinho torrado ou cozido , inhame , ovos , milho , carnes , ekurus , acaçás , frutas, cabeças de animais cozidas , flores , seus animais são sempre de animais de caça , ou domesticados , como o galo , galinhas , porco , angola , pombos , etc.
    





ORISÁ OMOLU

Este Orisá sempre foi confundido com o outro Orisá Obaoluwaiye , que na verdade são irmão consangüíneos , mas são independentes no culto dos Orixás , seu nome já diz quem ele é , ómó = filho , lu = Deus . este orisá está ligado diretamente a Deus ( Olodumare ) ele é que rege o que está debaixo da terra , é um orisá masculino na concepção da vida , mas na morte ele tem outro nome que é Nana Buruku , é que fala da morte , do nascer e morrer , , nana e omolu , são o mesmo orisá , só que se divide em duas partes quando eu estiver falando de vida invocarei omolu , quando estou falando de morte estarei falando de nana ,
É este orisá que é senhor da palha e do cariris = búzios , orisá omolu tem o poder de curar as chagas incuráveis , ele é mais conhecido como o médico dos pobres .. é um grande príncipe da terra de Tapá , orisá originário da terra de Dan = antigo Daome = nação de gege
Suas cores são o preto e o branco , suas cores de vestimentas são sempre o vermelho , o preto , branco o bege , orisá que usa sinos ( xaoros ) e búzios em grande quantidade , carrega uma clava simbolizando os filhos mortos .( xaxará )
Suas oferendas são a pipoca feita no dendê , um guisado da folha de mostarda , e amendoim com casca .
Animais que mais gosta é o porco ainda em formação , cabritos e galos , ...











ORISÁ YEWA

Este orisá não muito difundido no Brasil , esposa do Orisá Omolu , seu nome já diz : Ye = mamãe , Wá = esconde a morte , orisá que reina o carinho , no Brasil diz que ela é a cobra fêmea , mas é um engano , pois a cobra é um símbolo de Orunmila e seus descendentes, sendo uma mulher não tem descendência de Ifá ,
Suas cores são o vermelho coral e marrom , suas vestimentas são sempre em cores vivas  .
Suas oferendas são um guisado de feijão branco com quiabos , acaraloci , papa de inhame e pimenta , todos os tipos de raízes que se come , brotos de abóbora , vatapá , e amendoins torrados ,.






ORISÁ YAOMOEJÁ

Este orisá filha de Olokun princesa dos mares , seu nome já diz quem ela é : Ya = mãe , Omo = filhos , ejá = peixe . no Brasil se costuma dar peixe em louvor para este Orisá , mas é a maneira errada de se cultuar este Orisá , uma vez que ela é mãe dos filhos peixes , porque dar um filho para a própria mãe comê-lo? 
Seu  símbolo é os seios das mulheres pois é a senhora do primeiro alimento que a criança irá se alimentar neste mundo , no Brasil se costuma iniciar um homen neste orisá , mas na África não é concebido este ato aos homens pois eles não têm seios ....ele não verte o leite da vida ..
Suas cores são sempre ligadas a água dos oceanos , é comum o branco água , mas pode o verde água o azul água etc....
Suas oferendas são sempre o arroz , o ynhame cozido , , cabras , pombos, patos , galinhas , ibi , e leite
Suas vestimentas são sempre da cores dos oceanos , orisá que carrega um abebe sinal de autoridade entre as mulheres ...






ORISÁ NANA

   
Este orisá originário da terra de Dan = Antigo Daome . é a senhora da morte .
Suas cores são sempre o branco com lilaz ou roxo  orisá do mimo , é sempre aquela que mima os filhos mortos antes de envelhecer , senhora rainha da terra dos Nupes , senhora que reina nos mangues e lagoas , senhora que sempre está pronta para proteger os seus filhos , senhora da vida e da morte , é conhecida muito por ser a senhora que faz acordo com a morte ,
Suas vestimentas são sempre o branco com azul ou lilaz ou roxo , carrega um Igbiri = um cajado de nervuras de dendê , simbolizando que está ninando os seus filhos mortos ,
Seu titulo é Ya léru , pois é chefe das mulheres se sua nação ,
Suas oferendas são uma pasta de feijão branco , acaçás , ekurus , acaçás feito com feijão branco , ekurus feito com feijão branco
Papa de farinha de milho branco com coco e leite ,
Seus bichos são a cabra , patas , rã , pombos , obis , íbis , galinhas ,
Este orisá é quem governa a ancestralidade e a longevidade....















ORISÁ OBATALA

Este grande Orisá tem diversos nomes e títulos , é o grande Orisá fum fum ( do branco )
São os seus títulos  Orisala , Orisanlá , Omo guian , Olufon , Eteko ,
Orisá gegee , OrinsaOri , Ologbio ,
É senhor da cidade de Ilé Ifé , onde originou os yorubas , senhor da cidade de fon , eleriko ,
Senhor que fez parte da criação do mundo e de todos os seres que habitam este mundo
É o grande moldador do corpo do ser Humano .
Suas cores são sempre o branco , nunca outra cor .
Suas oferendas são sempre o acaçás brancos , canjicas cozidas , o leite , gin , íbis , o pombo , galinhas , cabras , ekurus , pasta de inhame com coco , algodão , e flores brancas  e muito silencio ..
Suas vestimentas e ferramentas  são uma coroa , com  filá , e um paxoro = (um cajado)  quando é o velho.
E quando ele é o novo se veste de branco com um azul claro , e na mão ele carrega um feixe de varas e uma mão de pilão , ele sempre se mostra um guerreiro .



ORISÁ ORI

Este orisá é sempre individual é o primeiro orisá a ser cultuado primeiro depois de exu , ele é primordial para o ser humano pois sem ele não existiríamos , orisá fum fum do branco ..
Sua representação sempre será uma terrina branca com 8 búzios , 8 moedas , um idé branco um otá branco e uma quartinha branca ,
Suas oferendas são sempre inhame , dendê , gin , mel , sal , água de coco verde , garapa de cana , ataré , obi , e animais que orunmila determinar .







ORISÁ ORUNMILA

Este grande orisá é eleripin = vice Deus , sua representação é sempre um boneco feito de inhame , e o jogo de búzios , o opele ifá , o ikin , o jogo de obi ,
Orisá que presenciou tudo , desde a criação do universo até o presente momento , é por isso que ele representa a verdade no culto de orisá , grande auxiliador nas consulta do babalorisá e yalorisa e babalawo , e por intermédio dele que sabemos como e quando fazemos algumas oferendas para o nosso orisá e nosso ori
Este orisá vem com a formação do ser humano quando ele troca de dentes pois todos os seres têm a tendência de falar por ele , do qual
Chamamos de mediunidade , pois temos a sua representação na nossa boca que é os 16 dentes superiores e os 16 dentes inferiores , dos quais são os seus representantes é por isto que falamos e acontece ,
Orisá que usa o azul claro transparente e o verde e o marrom
Suas oferendas estão o ibi ,o porco , cabritos , peixes , pintainhos , pombos , angola , frangos , ekurus , akará , inhame , acaçás , otim , mel , dendê, omi , etc.


  








Nenhum comentário:

Postar um comentário